A versão mais recente da beta do Xcode 14 praticamente confirma que um display sempre ativo (AOD) será introduzido na linha do iPhone 14 Pro.
Os AODs estão presentes em diversos dispositivos Android desde 2016. No ecossistema da Apple, o único dispositivo a contar com um AOD é o Apple Watch (Série 5 ou superior).
Em vez de precisar ligar completamente a tela para verificar informações, os AODs permitem que os dados sejam visualizados rapidamente.
Os AODs necessitam de taxas de atualização muito baixas para conservar a bateria. Espera-se que os próximos modelos do iPhone 14 Pro venham com um novo painel OLED de taxa de atualização variável, que pode variar de 120Hz até 1Hz.
Com o iOS 16, a Apple está introduzindo widgets de tela de bloqueio de terceiros. Um novo recurso inteligente chamado “Atividades ao Vivo” também permite que informações temporárias — como a pontuação de um jogo ou o horário de chegada de um Uber — sejam exibidas na tela de bloqueio.
Os desenvolvedores poderão usar esses dois recursos do iOS 16 para fornecer informações aos usuários mesmo quando eles não estiverem usando ativamente seus aplicativos. Combinados com um AOD, os widgets de terceiros e as Atividades ao Vivo devem continuar a fornecer informações básicas, mesmo quando a tela do usuário não estiver totalmente ativada.
Como observado pelo desenvolvedor de iOS @rhogelleim, a pré-visualização do SwiftUI na mais recente beta do Xcode 14 possui um novo comportamento que permitirá ao desenvolvedor ver como seus widgets aparecerão quando a tela estiver no modo sempre ativo.
Curiosamente, bandeiras ocultas foram encontradas na beta do iOS 16, indicando que a Apple está testando o recurso de display sempre ativo para o iPhone 13 Pro.
O iPhone 13 Pro suporta taxas de atualização de até 10Hz. Essa taxa de atualização poderia suportar um AOD, mas com muito menos eficiência do que uma que pode operar a apenas 1Hz.
A Apple pode ativar o AOD no iPhone 13 Pro — embora com um aviso de consumo de bateria — para aumentar a participação de mercado de dispositivos compatíveis. A participação de mercado combinada dos iPhones 13 Pro e 14 Pro incentivará mais desenvolvedores a trabalhar em widgets e atividades compatíveis com AOD.