O Android Studio em breve facilitará muito para os desenvolvedores corrigirem interfaces de usuário quebradas quando seus aplicativos forem usados em Chromebooks.
Os usuários de Chromebook enfrentaram uma série de problemas desde que o Google habilitou o suporte para aplicativos Android. Muitos desses problemas decorrem de como os aplicativos projetados para Android se comportam quando expostos a janelas livres e outras funcionalidades de desktop.
O lançamento ‘Electric Eel’ do Android Studio trará consigo o novo Dispositivo Virtual Android para Desktop (AVD).
Em um anúncio, a equipe do Chrome OS do Google escreveu:
“A experiência do aplicativo Android em Chromebooks nem sempre é completamente satisfatória para os usuários, já que a maioria dos aplicativos e jogos Android não é otimizada para telas grandes. Os aplicativos enfrentam uma variedade de problemas de compatibilidade que impactam diretamente a experiência e a satisfação do usuário.
À medida que mais desenvolvedores otimizam seus aplicativos para Chromebooks, eles buscam testar e validar a experiência de seus aplicativos nesse ambiente.”
O Google acrescenta que, atualmente, os desenvolvedores precisam comprar um Chromebook, configurá-lo em seu ambiente de desenvolvimento e, em seguida, implantar seu aplicativo no dispositivo para testes.
“Isso gera muita fricção. Concordamos. Não deveria ser tão difícil. Com o lançamento do AVD para Desktop, os desenvolvedores agora podem testar seus aplicativos em um ambiente de desktop sem todo esse trabalho extra”, escreveu o Google.
O desktop virtual baseado em Android 12 permitirá que os desenvolvedores vejam como seus aplicativos se comportam com funcionalidades como redimensionamento de janelas livres, arrastar e soltar, entrada por teclado e mouse, modo paisagem, notificações e muito mais.
O Google afirma que viu um crescimento de 50% ano a ano no uso de aplicativos Android no Chrome OS no ano passado. Com isso em mente, pode valer a pena iniciar o AVD para Desktop para garantir que seus aplicativos estejam funcionando corretamente no sistema operacional desktop do Google.