O Google forneceu informações sobre como a Meta está enfrentando desafios e otimizando processos para melhorar o desenvolvimento de aplicativos para Android.
Após o lançamento do Android 11, a Meta iniciou uma transformação significativa ao estabelecer o “Programa de Preparação para o Android OS”. Esta iniciativa foi impulsionada por desafios relacionados a recursos existentes, como as Chat Heads, bem como novos requisitos, como a integração de armazenamento limitado.
Um obstáculo importante para resolver esses problemas foi a lenta adoção de ferramentas para desenvolvedores e uma estratégia de aplicativos descentralizada, o que complicou o cenário de desenvolvimento para a Meta.
Durante a transição para o Android 12, os aplicativos da Meta levaram aproximadamente “sete a nove meses” para se alinhar com a última versão do sistema operacional. No entanto, um progresso impressionante foi feito no ano passado, com Messenger, Facebook, Instagram e Threads alcançando a compatibilidade em apenas um a dois meses após o lançamento do Android 14 AOSP.
O avanço chave veio da automação e simplificação do processo de lançamento do SDK. A Meta reduziu o tempo de implementação de três semanas para menos de três horas. Essa mudança não apenas acelerou o processo de implantação, mas também melhorou a colaboração entre as equipes de aplicativos individuais. O acesso rápido aos últimos SDKs permitiu testes mais rápidos de novos recursos do sistema operacional.
Em um esforço proativo, a Meta compilou cuidadosamente os aplicativos contra cada Beta do Android 14, realizando testes automatizados e de fumaça para identificar problemas potenciais antecipadamente.
Um aspecto notável da abordagem da Meta foi sua meticulosa atenção à privacidade do usuário, demonstrada por meio de extensa experimentação com fluxos de permissões. Isso garantiu que os usuários estivessem bem informados e empoderados, enquanto aprimorava as funcionalidades de compartilhamento de mídia do aplicativo.
Além disso, a Meta integrou perfeitamente novos recursos do Android 14, como os tipos de Serviço em Primeiro Plano, e forneceu ativamente feedback e relatórios de bugs para a equipe do Android.
Essas iniciativas colaborativas contribuíram significativamente para melhorias dentro do ecossistema do sistema operacional, beneficiando os usuários com uma experiência fluida desde o primeiro dia. O Google elogia particularmente a incorporação do suporte a imagens Ultra HDR no Instagram pela Meta, o que melhora enormemente a experiência do usuário.
O endosse do Google à Meta também inclui sua adoção do Jetpack Compose, um framework projetado para acelerar o desenvolvimento de interfaces de usuário. Notavelmente, o Threads – um produto da Meta – foi construído “do zero” usando o Compose, permitindo um progresso mais rápido em comparação com métodos tradicionais de refatoração.
Incentivando outros desenvolvedores a seguir o exemplo da Meta, o Google destaca a atual Prévia do Android 15 e a oportunidade de fornecer feedback sobre a API.