Uma Janela, Muitas Mensagens
Usar a técnica de design de tela dividida não apenas demonstra que você, como designer, está na vanguarda das últimas tendências, mas também que está pensando na mensagem e na abordagem ideal para impactar o consumidor. Na minha experiência, esse é o tipo de designer que vale a pena manter por perto. Antes de nos aprofundarmos demais no tema das telas divididas e apresentarmos exemplos da técnica em prática, vamos esclarecer alguns conceitos básicos primeiro.
O que é uma tela dividida?
Um padrão de design que exibe dois painéis verticais que estão diretamente adjacentes um ao outro (no desktop). Em dispositivos móveis, os designs de tela dividida que são responsivos empilham um sobre o outro de forma vertical.
Por que usar uma tela dividida?
Ela representa uma gama mínima de escolhas tanto para o designer quanto para o usuário, o que é algo positivo. Permite que o designer enfatize a disponibilidade de dois caminhos/opções diferentes com peso visual significativo, mas com pouca desordem para o visitante. Em suma, pode causar um grande impacto.
Hoje em dia, há muitos exemplos do uso da abordagem de tela dividida vertical visíveis e acessíveis na Web. Abaixo, incluímos alguns exemplos que encontramos recentemente (e estaremos adicionando mais, então faça login agora para enviar/discutir um exemplo), juntamente com algumas orientações sobre o que considerar e evitar, e algumas melhores práticas para implementação.
Divisões de Variância Vertical
As telas divididas podem fazer mais do que apenas ajudar os designers a diferenciar entre dois itens; e se houvesse três, quatro ou até cinco caminhos ou opções possíveis que o usuário pudesse seguir? Pense fora da caixa do seu design por um momento. Embora isso possa adicionar um pouco de desordem indesejada e potencialmente sobrecarregar o usuário, tudo dependeria da execução. A Bose, por exemplo, optou por uma tela dividida de cinco painéis, e embora seja bastante esteticamente agradável à primeira vista, as interações e transições são um pouco desajeitadas e não são amigáveis para dispositivos móveis (uma oportunidade desperdiçada).
Visibilidade da Informação
As telas divididas oferecem uma excelente oportunidade para mostrar tanto um visual (imagem) quanto associá-lo a um texto (palavras). É uma oportunidade excepcional para enfatizar aos usuários a importância da informação (a “mensagem principal” ou o “chamado à ação”). Outra maneira de melhorar a visibilidade da informação em telas divididas é através do uso de cores e contraste, assim como a escolha da tipografia. A técnica de tela dividida é bastante minimalista por natureza, então preste atenção especial à visibilidade dos elementos interativos. No entanto, muitos sites que utilizam esse formato de design não executam isso muito bem. O site desse psicólogo, embora visualmente impactante, pode ser um verdadeiro desafio de interagir para alguns usuários.
Expressão Criativa
Lembre-se, ao projetar para uma experiência de tela dividida, que é uma oportunidade perfeita para exercitar sua criatividade ao máximo. Pense fora da caixa sobre como você, como designer, pode criar uma experiência memorável. Isso pode ser por meio do uso de uma imagem marcante, por exemplo, ou um elemento de chamado à ação inovador. A criatividade é trabalhar sem limitações e ser um pouco mais ousado nas ações que são tomadas. Os benefícios de fazer isso são imensos e, embora você possa falhar, criará experiências que causarão uma impressão e provavelmente se divertirá mais ao longo do caminho.